Blog em Manutenção...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Advento do 45!

  Ivan Silva

Siqueira Campos
  Com 82 anos de muita determinação, saúde e experiência de vida, José Wilson Siqueira Campos, ou simplesmente Siqueira Campos, como é conhecido pelo povo tocantinense e por todo o Brasil, tem em suas mãos o governo do Estado do Tocantins pela quarta vez. E durante toda a sua campanha eleitoral foi notável a força de vontade com que ele proferiu cada discurso, participou de comícios e caminhou por todas as regiões do Estado, levando suas propostas e dizendo a razão pela qual pretende governar o Tocantins mais uma vez: “quero fazer o melhor governo da história”. Além disto, mostrou na prática o que seu slogan de campanha buscou evidenciar: “ele vai voltar com todo gás”. Por tudo isto, parabéns a Siqueira Campos pela vitória nas urnas no dia 3 de outubro, e parabéns também aos 772.644 eleitores que participaram das eleições e exerceram seu papel como cidadãos, votando e fazendo valer o democrático direito ao voto.

As propostas do novo governador

    Em sua campanha, Siqueira Campos, ao lado de importantes lideranças politicas como João Ribeiro, Vicentinho, Moisés Avelino, Kátia Abreu entre outras, defendeu propostas como: a redução da tarifa da energia elétrica, mais 7 grandes hospitais regionais e 11 de pequeno porte em todo o Estado e a criação do Programa Médico na Porta, que vai levar saúde para as regiões onde não há assistência médica adequada.  Também propôs o aumento do número de beneficiados com o Bolsa Família, o surgimento da Secretaria das Oportunidades, qualificação da mão de obra e redução de impostos.
    No seu plano de governo também está previstro a construção de 18 novas escolas de tempo integral, centros de recuperação para viciados em crack e combate ao tráfico drogas, além de mais 70 mil casas e diversas outras obras que beneficiarão o Tocantins.
 
Um pouco da vida de Siqueira

    Os que não conhecem pelo o menos já ouviram falar de Siqueira Campos alguma vez. Isto pelo fato da história deste político estar fortemente ligada à do Tocantins. Nascido na cidade de Crato, no sertão do Ceará, no ano de 1928, o menino José Wilson Siqueira Campos enfrentou grandes dificuldades e o trauma de perder a mãe, dona Regina Siqueira Campos, aos 12 anos de idade. Logo depois partiu para uma longa viagem pelo Brasil, em busca de oportunidades de crescimento e melhoria de vida. Percorreu os estados do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas foi no antigo norte de Goiás que ele começou a desenhar sua carreira política, que em breve seria bastante promissora e conturbada. Foi em Colinas, quando trabalhava no campo, que ele resolveu criar a Cooperativa Goiana de Agricultores, uma das forças que impulsionaram a voz popular a pedir pela divisão de Goiás, que futuramente culminaria na criação do atual Estado do Tocantins.
     Exercendo o cargo de vereador em Colinas, ele fortalece e difunde cada vez mais a idéia de que é preciso defender a causa separatista, pois somente a criação de um novo Estado poderia trazer o progresso para a esquecida e sôfrega região norte de Goiás. Mas esse pensamento lhe traz alguns infortúnios, e ele chega a ser vitima de várias tentativas de assassinato, sendo até mesmo preso pelas forças federais por 21 dias, e depois ovacionado pelo povo durante a sua libertação.
    Como deputado federal por quatro mandatos, ele permaneceu empenhado na luta pela emancipação do povo do norte goiano. Ainda no cargo, Siqueira foi Constituinte e relator da Subcomissão dos Estados da Assembléia Nacional Constituinte, e redigiu e entregou ao presidente da Assembléia, o deputado Ulisses Guimarães, a Emenda Siqueira Campos, que foi aprovada junto com a promulgação da Constituição de 1988, e que consolidou a criação do Estado do Tocantins, o mais novo da Federação.
    Após tanta luta, ele consegue-se ser eleito governador do Estado, exercendo um mandato que durou entre os anos de 1989 e 1991. Na época, ele deu inicio à construção da capital, Palmas, considerada a última cidade planejada do século XX, que foi construída em apenas 7 meses.
    De volta ao poder em 1995, Siqueira Campos exerce dois mandatos consecutivos , que duram até 2003. Neste período, ele faz investimentos pesados em infra-estrutura, dotando o Estado de pontes, asfalto, rede elétrica, hospitais, entre outras grandes obras. É absolutamente inegável que sua gestão foi marcada por muito trabalho, o que possibilitou ao Tocantins o reconhecimento nacional como um Estado promissor que orgulha o povo tocantinense pioneiro e atrai muitos brasileiros de todos os cantos do Brasil para aqui estabelecerem morada. Por isso, independente da convicção politica de cada um, é impossível desvincular o nome Siqueira Campos de Tocantins. Este cearense, que decidiu abraçar estas terras e este povo caloroso parecia já ter seu destino traçado. E agora ele volta ao poder, oito anos depois, disposto a continuar fazendo história. E o povo espera dele um grande governo.

O que espera o Trem

   O Trem Brasileiro, por ser um blog que tem sua base em Tocantins e que almeja o melhor tanto para o Estado quanto para o Brasil em toda a sua totalidade, parabeniza novamente a Siqueira Campos pela vitória nas urnas no dia 3 de outubro. O povo elegeu seu representante, exercendo sua plena cidadania, e o Trem vai estar aqui, neste grandioso espaço virtual, para fiscalizar, cobrar soluções e divulgar as ações deste novo governo que, levando em consideração as promessas de campanha e seu histórico de realizações no Estado do Tocantins, será muito benéfico para todos. E a população precisa ser amparada urgentemente. Ela não pode esperar.
   Mas nenhum governo jamais será absolutamente perfeito se o povo não estiver engajado na luta e cobrança dos seus direitos. E hoje, com o advento das tecnologias da informação e do conhecimento, é muito mais fácil ter contato com tudo o que está acontecendo na sociedade, e isto possibilita a maximização do bom senso e o acesso ao direito e seu exercício. Todas as classes sociais, independente de ideologia, religião, nível de escolaridade ou poder aquisitivo podem e devem utilizar a internet para a livre manifestação contra tudo o que julgarem errado. E novamente é necessário reiterar o que foi dito no texto "Brava Gente Brasileira": na internet ninguém tem problema de solidão. Se você tem uma opinião, sempre vai encontrar pessoas que compartilham das idéias que você defende.
   Por isso, é necessário trabalhar em conjunto com o governo,  seu vizinho, a sua família e seus amigos por um Tocantins melhor. Não adianta esperar que  os gestores públicos resolvam tudo sozinhos. É necessário o trabalho em equipe, cidadãos e governantes, para que se construa uma sociedade mais justa e participativa. E o Trem Brasileiro está aqui para ajudar a estabelecer este elo fundamental.

Bom governo a Siqueira, coragem e participação ao povo do Tocantins e união pela mudança.