Blog em Manutenção...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Literatura: Khaliu Gibran "O Espantalho"

IV Dia


  Uma vez, disse eu a um espantalho: "Deves estar cansado de permanecer ai nesse campo solitário."
  E ele me respondeu: "O prazer de espantar é profundo e duradouro, e jamais dele me canso."
  Depois de um minuto de reflexão, retruquei: "É verdade; pois eu também já conheci esse prazer."
  Respondeu: "Só podem conhecê-lo aqueles que estão cheios de palha."
  Depois, deixei-o sem, sem saber se ele me elogiara ou injuriara.
  Passou-se um ano, durante o qual o espantalho se tornou um filósofo.
  E quando passei novamente perto dele, vi dois corvos fazendo ninho debaixo do seu chapéu.
  
Continua...

Contra Belo Monte!

Ivan Silva
  
    Já faz algum tempo que um e-mail está incomodando, no bom sentido, muitos internaltas. Ele é assinado pela Avazz (voz, em várias línguas da Europa) uma comunidade virtual cujo objetivo é tornar público os anseios da sociedade civil do mundo inteiro,  cobrando respostas e soluções por parte do poder público. No e-mail há um link que conduz ao seu site, onde é possível conhecer suas ações, campanhas que realiza, história e a forma como as pessoas podem ajudar. Na pagina inicial, uma mensagem muito interessante: “uma comunidade transnacional que é mais democrática e poderia ser mais eficaz que as Nações Unidas”.
   E não é propaganda falsa não. Pela causa defendida no e-mail, pode-se perceber que se trata realmente de uma comunidade séria e que merece bastante a atenção dos brasileiros. A Avazz faz um apelo urgente para que os internaltas assinem a petição contra o Projeto Belo Monte, que visa a construção de uma usina hidrelétrica no Estado do Pará, coração da Amazônia, em um trecho de 100 km no Rio Xingu.
   Segundo a comunidade e vários ambientalistas brasileiros, o projeto vai gerar um imenso desastre ambiental, pois provocará redução do fluxo de água no rio, devido à alteração no regime de escoamento do Xingu, o que afetará a fauna e a flora da região. Além disso, a usina vai causar um grande alagamento que comprometerá os igarapés Ambé e Altamira e parte da área rural de Vitória do Xingu. A vazão da água a jusante do barramento do rio em Volta Grande do Xingu será bastante reduzida e o transporte fluvial até o Rio Bacajá (um dos afluentes da margem direita do Xingu será interrompido). Comunidades ribeirinhas e indígenas dependem deste tipo de transporte para chegarem à cidade de Altamira, onde fazem consultas médicas diversas e comercializam peixes e castanhas, uma de suas formas de sobrevivência.  
   O desafio da Avazz é conseguir mobilizar o poder público para interromper tão desastroso projeto. A comunidade acredita que o Brasil é capaz de produzir energia limpa em potencial, diminuindo o uso da energia suja produzida pelas usinas hidrelétricas. No primeiro e-mail, ela pede que os internaltas assinem uma petição via internet no intuito de juntar o máximo de assinaturas para convencer a presidente Dilma Rousseff a não concordar com o projeto. Mas pelo apelo no segundo e-mail, recebido por muitos internaltas hoje, dá pra ver que a ação não teve tanto êxito. A Avazz afirma: o governo aprovou uma licença parcial que libera a derrubada de árvores na região para a construção de Belo Monte, e  o Ministério Público do Pará declarou que a licença é ilegal e que não poderia ser emitida sem o cumprimento das condicionantes ambientais. A comunidade ainda afirma que a presidente Dilma “está se fazendo de surda”.
   Devido à falta de sucesso na primeira empreitada contra o projeto Belo Monte, a Avazz pede que todos liguem para o gabinete da presidente Dilma e exijam a revogação da licença ambiental que é a porta de entrada para o caos na Amazônia. Tão contundente ação por parte da comunidade virtual é uma grande demonstração de que seus ideais são dos mais sinceros e de que a opinião pública deve ser a voz soberana de uma nação. Utilizar o melhor meio, a internet, para mobilizar a população a se envolver numa causa mais que justa e preocupante é uma ótima estratégia. Nenhum meio de comunicação e mais democrático e livre. E todos os brasileiros devem se manifestar contra ou a favor o projeto Belo Monte. Afinal, é a Amazônia que está em jogo, mais uma vez!