Blog em Manutenção...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Arte de Dialogar no Diálogos

Ivan Silva 

9º Diálogos Culturais (Foto: R. Patrésio)
      Dialogar é sempre bom. O diálogo, como noz diz o dicionário Aurélio, um dos mais respeitados e recomendados pelos brasileiros, é fala alternada entre duas ou mais pessoas; conversação; troca ou discussão de idéias, opinião. Seguindo a definição do famoso livro, não há como negar que um “bom papo”  ainda é o melhor caminho para se chegar ao consenso. Sem ele, é absolutamente fácil alcançar o terrível estado de guerra que fez e faz tão mal à humanidade. Seguindo essa linha de raciocínio, é correto afirmar que entre a selvageria e a civilidade deve existir a coerência, pois o excesso de qualquer uma das duas representa  malefício social. E só se alcança a concordância por meio de debate, respeito e bom senso. 
   O diálogo é uma forma coerente e recomendável de comunicação, pois ajuda a refinar as  relações humanas. E uma iniciativa brilhante no que diz respeito à promoção da arte de dialogar vem ganhando destaque e grande dimensão na capital do Tocantins, Palmas. Trata-se do Diálogos Culturais, um evento que a cada edição vem conquistando a atenção da sociedade palmense justamente pela grandiosidade de sua proposta, que é a de convidar as pessoas para uma gostosa reflexão sobre temas de alta relevância nos âmbitos profissional, social, filosófico, cultural e artístico. Apesar de ter estilo próprio, ele tem certa semelhança com o programa Café Filosófico, veiculado pela TV Cultura aos domingos, que também é uma boa opção para os amantes da boa conversa. Tanto o  Diálogos quanto  o Café são basicamente um palestrante, um cenário suave, uma platéia ávida e muita, mas muita discussão positiva e construtiva.  

O brilho da 9ºEdição

    O Diálogos Culturais, que é organizado pelos alunos do Curso de Comunicação Social/ Publicidade e Jornalismo, em parceria com a coordenação do curso, cuja responsabilidade é das  professoras Cássia Silva e Irenildes Teixeira, foi realizado pela nona vez na noite do dia 14 de outubro, no mini auditório (sala 563) do Ceulp/Ulbra. E o tema abordado foi Redes Sociais Virtuais e Web 2.0, um avanço nas relações humanas, brilhantemente explicitado pelo debatedor convidado, o Dr. Américo Ricardo de Almeida, que é administrador com Pós Graduação em Gestão Empresarial de Negócios e possui doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA.
    Ele iniciou o debate falando do quanto as revoluções da tecnologia provocaram mudanças profundas na sociedade, modificando as formas de comunicação e acelerando o desenvolvimento em todos os setores. O progresso tecnológico, fruto da Revolução Industrial, cuja expansão ocorreu no século XIX, começou a extrair das máquinas a força de trabalho que até então era das pessoas. Isso provocou uma série de transformações que ajudaram a estabelecer a economia capitalista e revolucionar os meios de comunicação, possibilitando o surgimento da cultura de massa, que se estabeleceu após o surgimento de equipamentos que tornaram possível a publicação em grande escala dos jornais.
   Mas foi sobre a internet, um assunto que interessa bastante na contemporaneidade, que Ricardo Almeida debateu com bastante afinco. A tecnologia Web 2.0 e seus benefícios indiscutíveis para o desenvolvimento das empresas e aprimoramento das relações humanas foi o tema da noite. Explicou que o termo é designado para retratar a segunda geração da World Wide Web, onde os internautas de plantão interagem com serviços da internet e sites diversos. A tendência é que a Web 2.0 ajude a tornar o espaço virtual cada vez mais rico em dinamismo e estimule os usuários a instituírem melhor o  conteúdo. E é o que vem acontecendo, visto que atualmente os internautas dispõem de infinitas ferramentas virtuais que os ajudam nessa tarefa.
    Com a interação e a ampla participação das pessoas no cenário virtual, as empresas não podiam ficar de fora. É quase um provérbio a idéia de que empresa que não utiliza a internet para anunciar está perdendo a chance de realizar um grande negócio. Com a Web 2.0 não há mais territorialização, e vive-se o efeito moebius, a anarquia, a liberdade de comunicação, a inexistência de fronteiras. Tudo que se digitaliza está na mão do mundo, basta que se saiba propagar a informação usando os recursos cibernéticos da melhor forma. Um anúncio pode ser hospedado em um site, e por que não chama-lo de ponto de venda? Foi uma das indagações do debatedor do 9º Diálogos Culturais.  
   Ricardo Almeida mostrou ainda, em um dos slides utilizados na palestra, alguns dados acerca da contribuição da internet na economia brasileira. As informações mostravam que as Redes Sociais contribuíram para faturamento de 335 milhões de reais através do comércio virtual no Brasil. Também apontavam o brasileiro como líder mundial no uso dessas redes, e que apenas 7% das empresas do estado de São Paulo usam a ferramenta. Ou seja, diante de uma revolução virtual que está tomando conta do mundo inteiro, muitas empresas ainda fazem vista grossa aos fatos, e permanecem, por ignorância voluntária ou involuntária, nas garras da obsolescência. Pura perca de tempo!

Uma metamorfose que se principia

   Orkut, Facebook, Twitter,  Blogger...Redes Sociais são mesmo um “barato”. A anarquia, a facilidade com que se pode acessar qualquer conteúdo, a liberdade de poder falar o que se pensa e até de interagir com ídolos são apenas algumas das peculiaridades desse grande meio de comunicação que é a internet. Ela é uma verdadeira incubadora de idéias, uma fonte inesgotável de informação e, sobretudo, uma alternativa que possibilita o pleno exercício da cidadania, da liberdade de expressão, da luta contra a hegemonia daqueles que ainda acreditam ser possível silenciar a voz da sociedade, numa época onde o ser humano está tendo a chance de pode pensar alto, e de influenciar  os outros a aderirem às suas idéias. O Trem Brasileiro parabeniza O Diálogos Culturais, seus organizadores e colaboradores pela escolha do tema e por possibilitar à população palmense o privilégio de obter mais conhecimentos sobre essa grande revolução que é a internet. Sem dúvida,  o poder das redes sociais vai aproximar cada vez mais pessoas do mundo inteiro e formar uma grande corrente humana capaz de transformar o mundo, espera-se, para melhor. E o Trem, que também é uma rede social, conta com o apoio de todos vocês para que possa ser um instrumento de aproximação humana e concatenação de grandes idéias. Parabéns.

(Próxima atualização - 22/10/2010)