Blog em Manutenção...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Disseminando o Saber...

COMO FOI O 3º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO DO CEULP

Ivan Silva

Organizadores
     A vida acadêmica é marcada por muito esforço, pesquisas, broncas, conselhos, e o melhor de tudo, desenvolvimento e amadurecimento pessoal. São anos de descoberta sem fim dentro do universo infinito do conhecimento, e dificilmente se sai da universidade da mesma forma que  se entra. A tendência é sempre a progressão. No fim, quando alcança-se o estágio da formatura, vem a recompensa e a descoberta de que tudo o que se aprendeu é apenas um ramo da enorme árvore do saber. Fazer o que, não é? A vida é assim mesmo. Como diz um grande poeta da música brasileira: “o tempo não pára”. Nunca pode parar.
   A pesquisa é algo que sempre moveu o homem. Para descobrir a melhor maneira de conduzir sua vida cotidiana, ele sempre se valeu do conhecimento produzido no decorrer da história, e buscou a orientação dos mestres para criar suas obras e transformar o mundo. Tendo em vista essa realidade inquestionável, não se pode deixar de mencionar as iniciativas que promovem a pesquisa e a disseminação do conhecimento. Incentivo ainda é a palavra chave para a produção. Por isso, o Seminário de Pesquisa em Comunicação do curso de Comunicação Social/ Publicidade e Jornalismo, da faculdade Ceulp-Ulbra, Palmas-TO, sem dúvida é referencia no assunto.
    Ele chega à sua 3° edição com todo o brilhantismo conquistado até agora: é um evento que além de promover a difusão das pesquisas apresentadas pelos acadêmicos do curso, por meio dos projetos e dos artigos científicos produzidos, incentiva à prática louvável do ato de pesquisar. Com isso, tanto ganha os acadêmicos pelo conhecimento e prática adquiridos no processo de pesquisa quando a sociedade por se beneficiar com seus resultados.
    Neste ano, o Seminário de Pesquisa, que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, foi permeado por ótimos trabalhos. Os temas dos cinco artigos apresentados foram: Marketing de Relacionamento: o pós venda na fidelização de clientes; O processo da Imagem Institucional da FMM Engenharia em Palmas Tocantins; Telecentro como instrumento de inclusão digital; A recepção do cibernauta tocantinense: Análise do seguidor-leitor da @robertatum e Twitter e redes sociais virtuais: novo caminho para o mercado publicitário. A orientação dos artigos ficou com as professoras mestres Valdirene Cássia da Silva e  Jocyelma Santana dos Santos.
Rodrigo (mediador) e Juliana Santana 
    Projetos de pesquisa e artigos científicos à parte, a noite do dia 24, que deu inicio aos dois dias de evento, foi muito especial e memorável. Uma palestra de tirar o fôlego foi a grande atração. Juliana Santana, que é professora mestre em Estética e Filosofia da Arte na UFT (Universidade Federal do Tocantins) fez uma verdadeira radiografia da indústria cultural e uma propaganda irresistível do fenômeno da Comunicação de Massa como objeto de pesquisa. Falou sobre o posicionamento crítico dos pensadores da Escola de Frankfurt Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) homens que se valiam da teoria critica, fortemente influenciada pelas idéias marxistas, para entender e analisar a dominação, manipulação e exclusão de certos grupos sociais através da mídia. Na cultura de massa, segundo essa linha de raciocínio, os produtos produzidos e transmitidos através do processo midiático são carregados de ideologias e valores, que muitas vezes modificam o comportamento de quem os consome, atendendo a uma expectativa mercadológica. 
    Como o fenômeno da Comunicação de Massa é um assunto muito corrente dentro do curso de Comunicação Social, a palestra foi um verdadeiro achado. Deu para compreender um pouco mais sobre como funciona a mídia, seu lado negativo e positivo. E a filosofia, cuja abordagem sempre é mais profunda, foi bem marcante no discurso de Juliana Santana. Trouxe uma luz especial aos acadêmicos que participaram fervorosamente do debate, com perguntas e colocações bastante instigantes. Quando o tema é comunicação, os futuros publicitários  e jornalistas fazem a festa. Afinal, são nesses momentos que as dúvidas afloram e as respostas  aguçam ainda mais a percepção.
   O evento no geral merece parabéns pela estrutura e pela excelência das produções apresentadas A sua contribuição para o meio acadêmico é inestimável. Que ele possa a cada edição se tornar bem melhor e com mais participação tanto dos universitários do Ceulp-Ulbra e de outras instituições quanto da população palmense. A integração universidade, empresas, governo, imprensa, população, entre outros atores, deve ser a mola mestra de iniciativas como O Seminário de Pesquisa. Para isso, é importante repetir: a sociedade precisa envolver-se mais com o  meio universitário para reconhecer sua importância. O Brasil precisa dar mais valor aos seus acadêmicos e estimular mais o potencial contido nesses jovens. Fica esta recomendação do Trem Brasileiro para a sociedade em geral.


(Deixe seu comentário)