Blog em Manutenção...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Disseminando o Saber...

COMO FOI O 3º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO DO CEULP

Ivan Silva

Organizadores
     A vida acadêmica é marcada por muito esforço, pesquisas, broncas, conselhos, e o melhor de tudo, desenvolvimento e amadurecimento pessoal. São anos de descoberta sem fim dentro do universo infinito do conhecimento, e dificilmente se sai da universidade da mesma forma que  se entra. A tendência é sempre a progressão. No fim, quando alcança-se o estágio da formatura, vem a recompensa e a descoberta de que tudo o que se aprendeu é apenas um ramo da enorme árvore do saber. Fazer o que, não é? A vida é assim mesmo. Como diz um grande poeta da música brasileira: “o tempo não pára”. Nunca pode parar.
   A pesquisa é algo que sempre moveu o homem. Para descobrir a melhor maneira de conduzir sua vida cotidiana, ele sempre se valeu do conhecimento produzido no decorrer da história, e buscou a orientação dos mestres para criar suas obras e transformar o mundo. Tendo em vista essa realidade inquestionável, não se pode deixar de mencionar as iniciativas que promovem a pesquisa e a disseminação do conhecimento. Incentivo ainda é a palavra chave para a produção. Por isso, o Seminário de Pesquisa em Comunicação do curso de Comunicação Social/ Publicidade e Jornalismo, da faculdade Ceulp-Ulbra, Palmas-TO, sem dúvida é referencia no assunto.
    Ele chega à sua 3° edição com todo o brilhantismo conquistado até agora: é um evento que além de promover a difusão das pesquisas apresentadas pelos acadêmicos do curso, por meio dos projetos e dos artigos científicos produzidos, incentiva à prática louvável do ato de pesquisar. Com isso, tanto ganha os acadêmicos pelo conhecimento e prática adquiridos no processo de pesquisa quando a sociedade por se beneficiar com seus resultados.
    Neste ano, o Seminário de Pesquisa, que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, foi permeado por ótimos trabalhos. Os temas dos cinco artigos apresentados foram: Marketing de Relacionamento: o pós venda na fidelização de clientes; O processo da Imagem Institucional da FMM Engenharia em Palmas Tocantins; Telecentro como instrumento de inclusão digital; A recepção do cibernauta tocantinense: Análise do seguidor-leitor da @robertatum e Twitter e redes sociais virtuais: novo caminho para o mercado publicitário. A orientação dos artigos ficou com as professoras mestres Valdirene Cássia da Silva e  Jocyelma Santana dos Santos.
Rodrigo (mediador) e Juliana Santana 
    Projetos de pesquisa e artigos científicos à parte, a noite do dia 24, que deu inicio aos dois dias de evento, foi muito especial e memorável. Uma palestra de tirar o fôlego foi a grande atração. Juliana Santana, que é professora mestre em Estética e Filosofia da Arte na UFT (Universidade Federal do Tocantins) fez uma verdadeira radiografia da indústria cultural e uma propaganda irresistível do fenômeno da Comunicação de Massa como objeto de pesquisa. Falou sobre o posicionamento crítico dos pensadores da Escola de Frankfurt Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) homens que se valiam da teoria critica, fortemente influenciada pelas idéias marxistas, para entender e analisar a dominação, manipulação e exclusão de certos grupos sociais através da mídia. Na cultura de massa, segundo essa linha de raciocínio, os produtos produzidos e transmitidos através do processo midiático são carregados de ideologias e valores, que muitas vezes modificam o comportamento de quem os consome, atendendo a uma expectativa mercadológica. 
    Como o fenômeno da Comunicação de Massa é um assunto muito corrente dentro do curso de Comunicação Social, a palestra foi um verdadeiro achado. Deu para compreender um pouco mais sobre como funciona a mídia, seu lado negativo e positivo. E a filosofia, cuja abordagem sempre é mais profunda, foi bem marcante no discurso de Juliana Santana. Trouxe uma luz especial aos acadêmicos que participaram fervorosamente do debate, com perguntas e colocações bastante instigantes. Quando o tema é comunicação, os futuros publicitários  e jornalistas fazem a festa. Afinal, são nesses momentos que as dúvidas afloram e as respostas  aguçam ainda mais a percepção.
   O evento no geral merece parabéns pela estrutura e pela excelência das produções apresentadas A sua contribuição para o meio acadêmico é inestimável. Que ele possa a cada edição se tornar bem melhor e com mais participação tanto dos universitários do Ceulp-Ulbra e de outras instituições quanto da população palmense. A integração universidade, empresas, governo, imprensa, população, entre outros atores, deve ser a mola mestra de iniciativas como O Seminário de Pesquisa. Para isso, é importante repetir: a sociedade precisa envolver-se mais com o  meio universitário para reconhecer sua importância. O Brasil precisa dar mais valor aos seus acadêmicos e estimular mais o potencial contido nesses jovens. Fica esta recomendação do Trem Brasileiro para a sociedade em geral.


(Deixe seu comentário)



3 comentários:

Candice disse...

Parábens Ivan,é incrível poder estar mais atualizado sobre a vida acadêmica graças ao seu texto nesse blog,assim nos motivamos a entrar ou a permanecer nesse caminho maravilhoso que deve ser a vida acadêmica .

Anônimo disse...

Nossa Ivan! é muito bom ter um colega porta voz dos acontecimentos em nosso curso. Não pude estar presente nesta palestra, mas através do seu relato, foi possível vislumbrar um pouco do tema abordado e da riqueza que isso representou para os acadêmicos de comunicação.
Abração!
Marcielle Dourado

Ivan Silva disse...

Muito obrigado Candice e Marcielle! A vida acadêmica, para mim, é um grande prazer! Universidade tem de ser permeada por idéias, e eu estou pronto para sempre contribuir!

Um abraço!