Blog em Manutenção...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brava gente brasileira

É com muita satisfação que eu, Ivan Silva, inauguro este singelo blog para vocês. Pensei num nome interessante, e resolvi colocar "Trem Brasileiro". A razão? Bem, eu visualizei um enorme trem verde e amarelo, repleto em seus vagões do que há de mais belo e grotesco neste imenso Brasil e neste pequenino mundo. Ele nasceu da vontade de encaixar na tela do seu computador as idéias de pessoas que apreciam a arte, que não se conformam com o convencional e que desejam simplesmente se expor, despudoradamente. E como sou eu o idealizador do blog, evidentemente que grande parte dos escritos destas páginas virtuais saltarão da minha cabeça, incomodando, agradando, emocionando ou nada disso. Vai depender da interpretação de cada um. E eu defendo a liberdade de expressão acima de tudo. Você é livre para apedrejar ou admirar.
Sou acadêmico em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, apaixonado por jornalismo, filosofia, arte, culturas, erudição, futilidade, ignorância entre outros. Nada na vida é descartável. Podemos juntar todas coisas num caldeirão e fazer uma mistura louca que certamente vai gerar uma nova substãncia. Claro que vocês não me verão tolerar tudo. Ninguém é perfeito. E quero que vocês, leitores e formadores de opinião, me dêem um sacolejo quando perceberem algum equivoco de minha parte. Podemos construir juntos o saber. Somos colaboradores e auxiliares uns dos outros. Me sacolejem! Não se esqueçam! Mas não exagerem, hehe!
O poder da comunicação se estende a cada dia. A velocidade da informação e a maior participação por parte dos internautas faz da internet, pelo o menos por enquanto, um meio democrático de se informar e conscientizar. E eu peguei carona neste barco, ou melhor, neste trem, pois assim como muitos também fui seduzido pela grandiosidade do mundo virtual. Vejo a expansão dos blogs e o interesse das pessoas pela escrita como uma grande revolução pela liberdade de expressão que está principiando em todo o mundo. A humanidade está aprendendo a não se calar para aqueles que querem assassinar sua voz. Câmeras de celular registram, as imagens vão para a rede, e ai está feita a noticia, o fato consolidado, abrindo as mentes para a ato de interpretar. Mas essas interpretações ainda são precárias, dirão alguns. E eu lhes respondo: acredito que é só uma questão de tempo. Acredito...
O Trem Brasileiro vai se locomover, com ou sem trilhos. Todos nós almejamos o progresso desta nação, e ele só vai acontecer quando a educação estiver em primeiro plano nas nossas metas. E não convenceremos o jovem a gostar de ler, de se informar e pensar se primarmos por medidas arcaicas de ensino. Não adianta mais querer enfiá-lo em uma biblioteca, isolá-lo do mundo e afogá-lo na lição de casa. Agora ele quer o blog, o orkut, o contato direto com o que está acontecendo à sua volta. Ele tem acesso a tudo. Só basta conduzi-lo ao caminho certo, direcioná-lo à busca pela inteligência. Na frente do computador ele tem o mundo à sua disposição. Só basta procurá-lo e dele extrair o que há de melhor e mais produtivo. Como faremos isso? Bom, só saberemos se discutirmos aqui, interagindo da melhor forma possível. É por isso que o Trem Brasileiro está aqui. Vamos carregá-lo com o que há de mais rico em nós e partirmos para a viajem. Tem espaço pro mundo inteiro, apesar de ser brasileiro.
Milhares de blogs, neste exato momento, estão sendo criados em todo o mundo. Isto é um ótimo sinal. Todos querem se expor, falar de seu país, sua cultura, seus medos, seus acertos e sonhos. É o ser humano abrindo as portas de sua mente e libertando seu potencial antes oculto. Vamos ler, apreciar, rir, criticar e interagir. E o melhor de tudo, aprender. Isso é o que nos move. Respostas que despertam mais dúvidas. Dúvidas que podem ser solucionadas na internet. Se você é homem e gosta de dormir com um ursinho de pelúcia, certamente encontrará, em algum lugar do mundo, vários outros marmanjos que fazem o mesmo e são felizes assim. Ninguém mais vai ter problema de solidão. Ninguém.
Este blog foi criado para te acompanhar. Se você conseguir encontrar aqui idéias que sejam parecidas ou não com as suas, fique à vontade para fazer o que quiser. Problema de solidão você não terá mais depois que entrar em um dos vagões deste Trem. Então, vamos adiante...
(Ivan Silva)
01/09/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa.

Tácio Pimenta disse...

cara, como dizia o bom e velho Malarmé: é isso aí!

parabéns, que a experiência seja profícua, promissora e, por que não, promíscua!

abcs

Anônimo disse...

Muito bom! Cara, você cada vez mais crescendo em seus pensamentos, tenho orgulho disso. Pensei em deixar uma receita de coma bem por um real, mas preferi apenas ler o texto.

Um abraço maquinário, parabéns!
Matheus Andrighi