Blog em Manutenção...

domingo, 12 de dezembro de 2010

Abelhas, Tubarões e Humanos

Marcelo Victor

Marcelo Victor
    “Se todas as abelhas sumissem repentinamente da terra, a vida humana se extinguiria em quatro anos”. Essa frase, que alguns afirmam ser de Albert Einstein, é um tanto quanto exagerada quando vista pela primeira vez. Como esses insetos tão insignificantes podem estar ligados ao equilíbrio da vida humana no planeta? A explicação virá mais à frente, depois dessa outra afirmativa sensacionalista: “Os temidos tubarões não podem ser extintos, pois a sobrevivência do planeta também depende deles”. Essa parece mais absurda que a anterior não é mesmo?
    Mas não é. Primeiramente, as abelhas são responsáveis pela polinização de grande porcentagem dos alimentos vegetais que consumimos. As grandes monoculturas dependem imensamente do trabalho das abelhas. E essas plantas também são a base de alimentação para os animais que são utilizados para consumo humano. Portanto, sem abelhas, sem legumes, verduras ou carne. Pelo menos em grande escala como se tem hoje. Perturbador não é?
    Em segundo lugar, os tubarões, assim como outros grandes peixes, se alimentam de outros pequenos peixes, que por sua vez se alimentam do plâncton, que é o grande responsável pelo oxigênio produzido pelos oceanos. Sem os tubarões, os peixes pequenos se multiplicariam de tal forma que consumiriam todo o plâncton dos oceanos, acabando com o oxigênio do planeta. Sem oxigênio sem vida, claro. Interessante, não é?
    Mas qual a intenção do autor desse texto em citar esses exemplos?
Web
   A intenção é mostrar que por mais avançado que se pense estar a mente humana, ainda não conseguimos entender a nossa conexão com nosso mundo. O homem ainda não percebeu que existe uma ligação entre a vida no planeta e o próprio planeta. Que tudo está interligado e em equilíbrio, e que esse equilíbrio precisa ser preservado. Não precisamos saber quem criou esse equilíbrio, nunca saberemos, só precisamos saber que cada peça desempenha um papel importante no funcionamento da grande máquina. E que precisamos manter essas peças sempre funcionando.
    Ao invés de buscar respostas nas religiões e/ou na ciência sobre questões bobas como “de onde viemos?” e “para onde vamos?” deveríamos, sim, tentar encontrar o nosso lugar nessa grande máquina, tentar achar o espaço de encaixe da espécie humana nessa grande engrenagem, pois parece que somos os únicos que ainda não acharam. E dessa forma, só atrapalhamos o mundo de seguir em frente. 


Marcelo Victor é psicólogo, especialista em Educação, mora em Palmas-TO e trabalha atualmente no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador-CEREST - TO.


4 comentários:

Cássio Borges disse...

"O homem ainda não percebeu que existe uma ligação entre a vida no planeta e o próprio planeta."

Sei que a palvra " alienação" já está de certo modo démodé no sentido político, mas a falta de percepção do homem com essa ligação citada pelo autor do texto já está virando um alienação patológica nesse mundo contemporâneo.
Gostei muito desse texto, é smpre bo trazer essas analogias, as ablehas podem nos ensinar muito...

Cássio Borges

Marcielle disse...

Equilíbrio! quantas lições podemos extrair desta simples palavra?
A sociedade impõe ao homem atual a difícil tarefa de desempenhar múltiplas funções e conseguir ser competente em todas elas. A mulher, por exemplo, na tentativa de se igualar ao homem, apenas conseguiu colocar um fardo ainda maior sobre seus ombros...agora ela tem que ser mãe, esposa, profissional, dona de casa e por aí vai. Se alguma coisa não vai bem, entramos na zona de risco, de desequilíbrio e como num efeito dominó, afetamos não somente a nós mesmos, mas a todos que estão ao nosso redor e consequentemente ao nosso planeta.
O ritmo frenético, a cobrança constante, o stress, o peso da culpa, não nos permite parar para refletir sobre o nosso verdadeiro papel a desempenhar nesta vida. Qual tem sido nosso foco? nosso objetivo? temos alcançado o equilíbrio que tanto desejamos? e a tão almejada felicidade? onde estamos depositando nossos esforços? tem valido a pena correr atrás do vento?
A Bíblia fala que há tempo para tudo nesta vida, tempo de plantar e de colher, tempo de amar e ser amado...e o segredo está justamente na harmonia entre todas as necessidades do ser humano...e onde está o seu equilíbrio?
Pare, pense, reflita...não seja apenas mais uma peça fora do eixo...

Max Weslen disse...

Observem a letra dessa musica de Ponto de Equilibrio:

Calor , muito calor . Muita poluição , muita poluição .
Você parou pra pensar ? Você parou pra pensar ?
Tem que parar de gastar , tem que parar de tanto comprar .

Será que percebeu que a cada ano que passa , ano após anos , ano após anos .
E a cada hora que passa , a Terra vai esquentando .

Eles fazem reuniões , depois divulgam na imprensa , mas não vai adiantar .
Pois , o que eles querem mesmo é lucrar , lucrar , lucrar .

Faça sua parte agora , irmão . ( Faça sua parte agora )
Veja todo esse lixo jogado nas ruas .
Que situação . Fábricas poluindo o ar .
Cidades inteiras poluindo rios e o mar , o mar .

Calor , muito calor . Muita poluição , muita poluição .
Você parou pra pensar ? Você parou pra pensar ?

Será que percebeu que a cada ano que passa , ano após anos , ano após anos .
E a cada hora que passa , a Terra vai esquentando .

Jah é bom , e é bom você acreditar . ( faça sua parte agora . )
Pois , o mais terrível lhe pode ser , basta duvidar .
O homem duvidou , caiu em esquecimento total .
A Terra entrou em aquecimento global .

Terremotos , maremotos , tsunamis , vulcão em erupção .
Calor , muito calor . Muito calor . Muita poluição .


O homem se diz Inteligente...sera q somos mesmo tão inteligentes assim?! como podemos ser?! se não cuidamos do lugar onde vivemos, não sabemos viver em grupo sem matarmos uns aos outros, sem ganancia, sem pensar em apenas nós mesmo, em dinheiro.
Cometemos todos pecados e mais uns 10, não observamos que nosso fim esta proximo, o planeta esta sofrendo, tudo acontecendo bem diante de nossos olhos e não fazemos nada!!! apenas fechamos os olhos e esperamos que tudo aconteça. Como podemos pensar no futuro, se antes não resolvermos o presente?!

Sei que o que esta acontecendo é algo grave, que deve ser levado muito a sério.

O MUNDO ESTA ACABANDO E NÓS SOMOS OS RESPONSAVEIS !!!

Nós somos os verdadeiros animais.

Candice disse...

Adorei esse texto.
Realmente a última parte do texto sintetiza o que poucos pensam ,mas fico feliz por existirem os que ainda pensam e fazem de suas reflexões, realidades assim como o seu texto .