Ivan Silva
Organizadores |
A pesquisa é algo que sempre moveu o homem. Para descobrir a melhor maneira de conduzir sua vida cotidiana, ele sempre se valeu do conhecimento produzido no decorrer da história, e buscou a orientação dos mestres para criar suas obras e transformar o mundo. Tendo em vista essa realidade inquestionável, não se pode deixar de mencionar as iniciativas que promovem a pesquisa e a disseminação do conhecimento. Incentivo ainda é a palavra chave para a produção. Por isso, o Seminário de Pesquisa em Comunicação do curso de Comunicação Social/ Publicidade e Jornalismo, da faculdade Ceulp-Ulbra, Palmas-TO, sem dúvida é referencia no assunto.
Ele chega à sua 3° edição com todo o brilhantismo conquistado até agora: é um evento que além de promover a difusão das pesquisas apresentadas pelos acadêmicos do curso, por meio dos projetos e dos artigos científicos produzidos, incentiva à prática louvável do ato de pesquisar. Com isso, tanto ganha os acadêmicos pelo conhecimento e prática adquiridos no processo de pesquisa quando a sociedade por se beneficiar com seus resultados.
Neste ano, o Seminário de Pesquisa, que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, foi permeado por ótimos trabalhos. Os temas dos cinco artigos apresentados foram: Marketing de Relacionamento: o pós venda na fidelização de clientes; O processo da Imagem Institucional da FMM Engenharia em Palmas Tocantins ; Telecentro como instrumento de inclusão digital; A recepção do cibernauta tocantinense: Análise do seguidor-leitor da @robertatum e Twitter e redes sociais virtuais: novo caminho para o mercado publicitário. A orientação dos artigos ficou com as professoras mestres Valdirene Cássia da Silva e Jocyelma Santana dos Santos.
Rodrigo (mediador) e Juliana Santana |
Como o fenômeno da Comunicação de Massa é um assunto muito corrente dentro do curso de Comunicação Social, a palestra foi um verdadeiro achado. Deu para compreender um pouco mais sobre como funciona a mídia, seu lado negativo e positivo. E a filosofia, cuja abordagem sempre é mais profunda, foi bem marcante no discurso de Juliana Santana. Trouxe uma luz especial aos acadêmicos que participaram fervorosamente do debate, com perguntas e colocações bastante instigantes. Quando o tema é comunicação, os futuros publicitários e jornalistas fazem a festa. Afinal, são nesses momentos que as dúvidas afloram e as respostas aguçam ainda mais a percepção.
O evento no geral merece parabéns pela estrutura e pela excelência das produções apresentadas A sua contribuição para o meio acadêmico é inestimável. Que ele possa a cada edição se tornar bem melhor e com mais participação tanto dos universitários do Ceulp-Ulbra e de outras instituições quanto da população palmense. A integração universidade, empresas, governo, imprensa, população, entre outros atores, deve ser a mola mestra de iniciativas como O Seminário de Pesquisa. Para isso, é importante repetir: a sociedade precisa envolver-se mais com o meio universitário para reconhecer sua importância. O Brasil precisa dar mais valor aos seus acadêmicos e estimular mais o potencial contido nesses jovens. Fica esta recomendação do Trem Brasileiro para a sociedade em geral.
(Deixe seu comentário)
(Deixe seu comentário)
3 comentários:
Parábens Ivan,é incrível poder estar mais atualizado sobre a vida acadêmica graças ao seu texto nesse blog,assim nos motivamos a entrar ou a permanecer nesse caminho maravilhoso que deve ser a vida acadêmica .
Nossa Ivan! é muito bom ter um colega porta voz dos acontecimentos em nosso curso. Não pude estar presente nesta palestra, mas através do seu relato, foi possível vislumbrar um pouco do tema abordado e da riqueza que isso representou para os acadêmicos de comunicação.
Abração!
Marcielle Dourado
Muito obrigado Candice e Marcielle! A vida acadêmica, para mim, é um grande prazer! Universidade tem de ser permeada por idéias, e eu estou pronto para sempre contribuir!
Um abraço!
Postar um comentário